Partilhe esta Página



DENÚNCIAS

DENÚNCIAS

 

Investigue

Os esquemas de corrupção possuem estratégias para camuflar irregularidades. Pequenos detalhes como o preenchimento de uma nota fiscal ou cheque escondem artifícios para dilapidar o patrimônio público. Investigue:

  • Fornecedores distantes e desconhecidos: Não utilizar os fornecedores locais é uma das técnicas para subtrair recursos públicos. A aquisição de material de empresas fora da cidade dificulta a investigação sobre as empresas.

  • Notas fiscais com descrição vaga sobre prestação de serviço: Ela deve conter informação clara sobre o serviço realizado, tempo gasto e material aplicado. 

  • Empresas fornecedoras, constituídas no início e fim de mandato: O período de mudança de governo é propício para implantar esquemas de corrupção. Desconfie de empresas fornecedoras da prefeitura que são constituídas no início e fim de mandato. Elas podem ter sido especialmente criadas com o objetivo de desviar verbas públicas. 

  • Pagamentos com cheques sem cruzamento: Para evitar o rastreamento dos recursos, funcionários corruptos facilitam as transações fraudulentas emitindo cheques de pagamento sem identificação do credor. 

  • Notas fiscais com valores próximos a R$ 8 mil: Uma das maneiras de desviar verbas públicas é utilizar a Lei 8.666/93 que permite a contratação de serviços e compras até R$ 8 mil sem licitação. Verifique se não há emissão freqüente de notas fiscais nesta condição. 

  • Licitações com condições que impedem a livre concorrência. Com freqüência, estes pré-requisitos privilegiam fornecedores “amigos”. Outros indícios que devem ser investigados são a freqüência com que as empresas ganham as licitações e a sua sede. 

  • Licitações fraudulentas: Freqüentemente, a perícia em propostas apresentadas por três empresas “concorrentes” revelam que todas foram escritas no mesmo estilo, com trechos ou parágrafos semelhantes. É possível que o grupo tenha utilizado até a mesma máquina de escrever para datilografar as propostas. 

  • Publicações oficiais: A negociação da compra de espaço em jornais locais pode envolver valores acima do mercado e manipulação da população com notícias tendenciosas. 

  • Festas públicas: são uma oportunidade para justificar gastos excessivos, especialmente na compra de materiais para a produção do evento e cachês de artistas.

Denuncie

Tendo reunido provas consistentes de que existe corrupção na administração de sua cidade, é possível entrar em contato com os órgãos públicos competentes para investigar as denúncias. No entanto, é importante lembrar que:

  • Os fraudadores são pessoas sem escrúpulos que poderão forjar ou destruir documentos, subornar pessoas, intimidar testemunhas ou atacar a integridade daqueles que os denunciam. Por isso, é preciso planejar com antecedência todas as reações para possíveis ataques. Não se intimide. Responda as suas acusações com argumentos claros, apresente provas.

  • É indispensável aprofundar os conhecimentos sobre a legislação brasileira antes de iniciar um processo. Geralmente, os envolvidos em esquemas de corrupção possuem bons advogados que exploram erros cometidos na formalização e tramitação do processo para tentar anular o inquérito.

Veja a quem recorrer:

Tribunal de Contas do Estado
Este órgão se limita a investigar os aspectos formais dos procedimentos e documentação. O seu relatório pode servir como prova para um eventual processo.

Tribunal de Contas

Acre www.tce.ac.gov.br Paraíba www.tce.pb.gov.br
Alagoas www.tc.al.gov.br Paraná www.tce.pr.gov.br
Amazonas www.tce.am.gov.br Pernambuco www.tce.pe.gov.br
Bahia www.tce.ba.gov.br Piauí www.tce.pi.gov.br
Ceará

www.tce.ce.gov.br

www.tcm.ce.gov.br

Rio de Janeiro www.tce.rj.gov.br
Distrito Federal www.tc.df.gov.br Rio Grande do Norte www.tce.rn.gov.br
Espírito Santo www.tce.es.gov.br Rio Grande do Sul www.tce.rs.gov.br
Goiás www.tce.go.gov.br Rondônia www.tce.ro.gov.br
Maranhão www.tce.ma.gov.br Santa Catarina www.tce.sc.gov.br
Mato Grosso www.tce.mt.gov.br São Paulo www.tce.sp.gov.br
Mato Grosso do Sul www.tce.ms.gov.br Sergipe www.tce.se.gov.br
Minas Gerais www.tce.mg.gov.br Tocantis www.tce.to.gov.br
Pará www.tce.pa.gov.br    

Tribunal de Contas da União 
O órgão é responsável por fiscalizar o uso de verbas federais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental – FUNDEF.

Controladoria Geral da União
Este órgão federal examina a aplicação de recursos repassados pela União aos municípios e fiscaliza o Poder Executivo.

Câmara dos Deputados - Ouvidoria Parlamentar

Ministério Público Estadual – Promotoria da Justiça da Comarca
Com a confirmação das suspeitas de irregularidades, o grupo denunciante deve entrar com uma representação neste órgão. A Promotoria poderá abrir inquérito para averiguar os fatos e inicar ação civil pública por improbidade administrativa.

Ministério Público

Acre

www.mp.ac.gov.br

Paraíba

www.mp.pb.gov.br

Alagoas

www.mp.al.gov.br

Paraná

www.mp.pb.gov.br

Amazonas

www.mp.am.gov.br

Pernambuco

www.mp.pe.gov.br

Bahia

www.mp.ba.gov.br

Piauí

www.mp.pi.gov.br

Ceará

www.mp.ce.gov.br

Rio de Janeiro

www.mp.rj.gov.br

Distrito Federal

www.mpdft.gov.br

Rio Grande do Norte

www.mp.rn.gov.br

Espírito Santo

www.mp.es.gov.br

Rio Grande do Sul

www.mp.rs.gov.br

Goiás

www.mp.go.gov.br

Rondônia

www.mp.ro.gov.br

Maranhão

www.mp.ma.gov.br

Santa Catarina

www.mp.sc.gov.br

Mato Grosso

www.mp.mt.gov.br

São Paulo

www.mp.sp.gov.br

Mato Grosso do Sul

www.mp.ms.gov.br

Sergipe

www.mp.se.gov.br

Minas Gerais

www.mp.mg.gov.br

Tocantis

www.mp.to.gov.br

Pará

www.mp.pa.gov.br

   

Câmara Municipal
Dependendo da relevância das provas existentes, é possível solicitar a abertura de uma Comissão Especial de Investigação para apurar os fatos.

Procuradoria Geral da República 
Quando as irregularidades envolvem verbas federais, é possível acionar o Ministério Público Federal. Em muitos casos, a atuação do MPF é fundamental para o não arquivamento do processo.

Secretaria da Receita Federal
O enriquecimento súbito dos corruptos pode ser investigado pela Receita Federal. Este órgão responsável por verificar se há sonegação fiscall e remessa de recursos para o exterior.

Imprensa
Veículos de comunicação sérios e comprometidos com a sua cidade podem ser um forte aliado para a mobilização popular contra administradores corruptos.